Login:
Senha:
   
 
 

NeuroBright - Olimpíada em neuropsicologia e neurociência comportamental

 

Inscrição

A data limite para inscrever equipes é o dia 16/07/2012.

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição (documento do word), após o preenchimento enviar para: ibnec@ibnec.org

 

Objetivo

O principal objetivo da olimpíada é promover o diálogo entre diferentes grupos de pesquisa, estimulando o aperfeiçoamento a formação dos alunos e premiando as equipes vencedoras.

 

Data e Local

O primeiro NeuroBright acontecerá no dia 20/09/2012, entre 8:00 e 17:00 horas, no Majestic Palace Hotel, em Florianópolis, durante o pré-congresso da III Reunião Anual do IBNeC.

 

Regulamento

Cada equipe deverá ser formada por três (3) membros, que deverão obrigatoriamente ser alunos de graduação, mestrado ou doutorado.

Os três alunos deverão estar filiados a um grupo de pesquisa que deverá ter a chancela do orientador. Na eventualidade do grupo de pesquisa não possuir três membros na equipe, o orientador poderá convidar membros de outros grupos de pesquisa. A participação do membro externo deverá ser devidamente justificada.

O grupo de pesquisa poderá enviar quantas equipes desejarem, contanto que sejam respeitados os critérios de inclusão expostos neste regulamento.

Não haverá nenhuma taxa de inscrição.

Todo participante do NeuroBright terá sua taxa de inscrição na III Reunião Anual do IBNeC abonada (estudantes que compõem a equipe e respectivo orientador).

Cada equipe deverá enviar entre dez e vinte perguntas, dentro de qualquer eixo temático (ver abaixo). As perguntas deverão ser de múltipla escolha, com cinco alternativas. A resposta correta deverá ser assinalada e devidamente embasada por uma referência bibliográfica, preferencialmente um livro-texto em português ou inglês. Quando do envio das perguntas, as referências bibliográficas que contenham a resposta correta devem ser obrigatoriamente enviadas.

Quanto maior o número de questões enviadas pela equipe, maior a chance de sucesso, já que as perguntas serão sorteadas, podendo uma equipe responder uma pergunta que ela mesma enviou.

As perguntas preferencialmente deverão estar inseridas em um dos seguintes eixos temáticos:

Avaliação e reabilitação neuropsicológica

Neuroanatomia

Neurofisiologia

Psicofarmacologia

Funções cognitivas (e.g. memória, percepção, funções executivas)

Emoção

Análise experimental do comportamento

Psicopatologia

História da neuropsicologia/neurociências

Psicologia evolutiva 

Questões que abordem outros eixos temáticos são bem-vindas e serão consideradas pela comissão avaliadora.

Todas as perguntas enviadas serão julgadas em sua pertinência e nível de dificuldade pela comissão avaliadora, e poderão ser descartadas.

As perguntas enviadas devem evitar disputas teóricas e particularidades, privilegiando pontos consensuais na literatura.

A ordem dos confrontos e o cruzamento das equipes serão decididos por sorteio, a ser realizado no dia do evento diante dos participantes que estiverem presentes e da comissão julgadora.

Durante cada confronto das fases iniciais serão sorteadas sete (7) perguntas; nas quartas-de-final nove (9), semifinais treze (13), e final quinze (15).

Cada pergunta será sorteada de um banco de questões formado pelas perguntas enviadas pelas equipes, bem como por perguntas elaboradas pela comissão avaliadora.

Nenhuma pergunta será repetida durante o evento.

Após a leitura de cada pergunta, a equipe que apertar o botão mais rápido terá o direito de respondê-la. Cada resposta correta dá dois pontos para equipe, ao passo que cada resposta incorreta acarreta no ganho de um ponto pela equipe adversária. Caso a equipe adversária queira responder a questão, ganhará mais um ponto em caso de acerto ou, em caso de erro, perderá o ponto ganho pelo erro da equipe adversária. Caso nenhuma equipe aperte o botão no tempo-limite de dez segundos, a pergunta é descartada sem acarretar em perda de pontos. Cada equipe terá no máximo 30 segundos para respondê-la.

Os confrontos terão caráter eliminatório. Em caso de empate no número de pontos, uma pergunta final será feita. A resposta a esta pergunta é obrigatória, dando a vitória ao primeiro grupo que consiga respondê-la de maneira correta. Em caso de resposta incorreta, a equipe adversária é declarada vencedora automaticamente. Caso nenhuma equipe sinalize que quer responder ao final de dez segundos, uma equipe será sorteada para responder, valendo os critérios acima para determinar a equipe vitoriosa.

Todas as equipes devem definir um capitão, que será responsável pela comunicação da equipe com a organização.

A não apresentação de uma equipe para seu jogo em até dez minutos implica em sua derrota por W.O.

Em caso de qualquer erro ou imprecisão das questões, o resultado da competição não será alterado. A contestação do resultado durante o evento implicará na eliminação imediata da equipe.

O não cumprimento de qualquer item deste regulamento levará à desclassificação da equipe infratora, resultando na devolução de qualquer prêmio recebido.

Os casos omissos neste regulamento serão julgados pela comissão avaliadora.

 

Premiação

A equipe vencedora da olimpíada ganhará um prêmio de R$1.200,00 (hum mil e duzentos reais), e a equipe vice-campeã será premiada com R$300,00 (trezentos reais).

Os três membros da equipe vencedora e o orientador ganharão um certificado. O nome do grupo de pesquisa e dos participantes/orientador constará na página principal do IBNeC.

 

Clique aqui para baixar a ficha de inscrição (documento do word), após o preenchimento enviar para: ibnec@ibnec.org

 

Mensagem Final:

O IBNeC pretende ser um espaço de divulgação e crescimento da Neuropsicologia em nosso país. Contamos com você! Participe você também deste encontro.

Um forte abraço,
Comissão Organizadora da III Reunião Anual do IBNeC.


 

 

Realização:


 

 

Apoio: